top of page

Pesquisa

O Setor de Química Orgânica-UFSM oferece um Programa de Pós-Graduação em Química Orgânica nos níveis de mestrado (a partir de 1985), e doutorado (a partir de 1993) envolvendo aproximadamente 140 pós-graduandos.
As Linhas de Pesquisa no Programa de Pós graduação na área de Orgânica são:

  • Síntese de Compostos Organocalcogênio
  • Isolamento, Determinação de Estruturas e Síntese de Produtos Naturais
  • Síntese de Compostos Heterocíclicos

 

A  área de Química Orgânica conta com 20 laboratórios distribuídos em núcleos como:
  • Laboratórios Núcleo de Análises e Pesquisas Orgânica ( acessar NAPO);
  • Núcleo de Pesquisa em Produtos Naturais
  • Laboratório de Síntese de Heterociclos
  • Laboratório de Síntese de Reatividade de Enamino compostos
  • Laboratório de Análise Orgânica
  • Laboratório de Pesquisa em Organocalcogêniios (LabSelen Lab2228)
  • Laboratório de RMN
  • Laboratório de Ensino de Graduação 

Enamino Compostos 

O Grupo trabalha com a síntese e reatividade de Enamino Carbonílicos usando metologias como reações em suporte sólido, empregando K-10, que é um argilo-mineral da família das esmectitas conhecidos como clay pois tem estrutura 2:1(óxidos Si/Al). As reações usando K-10 utilizadas em nosso grupo estão associadas a fontes alternativas de energia como Micro-ondas ou Ultra-som, além do aquecimento convencional. 

NAPO

Núcleo de Análises e Pesquisas Orgânicas – NAPO
O NAPO é um laboratório analítico que desenvolve pesquisas e oferece serviços de qualidade, rapidez e custos acessíveis em análises de resíduos orgânicos presentes em diversos tipos de matrizes de interesse para a indústria em geral.
  Um dos diferenciais do NAPO é operar de forma colaborativa e flexível como um parceiro no desenvolvimento de tecnologia para nossos clientes ou de equipes de controle de qualidade, disponibilizando a eles o alcance de suas próprias metas.

LabSelen

O Laboratório de Pesquisas em Síntese Orgânica – Lab. 2228 – faz parte do Departamento de Química, Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria e existe desde 1991. Tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas na área de Síntese Orgânica, envolvendo novas metodologias sintéticas baseadas em compostos organocalcogênios, bem como, a aplicação destas metodologias na síntese de produtos naturais biologicamente ativos. Destacamos ainda, a preocupação constante na formação de profissionais na área de química.

Produtos Naturais

O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo, estimada em cerca de 20% do número total de espécies do planeta. Esse imenso patrimônio genético, já escasso nos países desenvolvidos, tem na atualidade valor econômico-estratégico inestimável em várias atividades, mas é no campo do desenvolvimento de novos medicamentos onde reside sua maior potencialidade. Prof Dr Ademir Morel e Profa Dra Ionara Dalcol

bottom of page